Territórios e direitos originários

com Arassari Pataxó (BA), Tereza Arapium (PA) e mediação de Idjahure Kadiwel

A luta pelo respeito do território ancestral e da diáspora indígena em contexto urbano. Ser indígena carregando em seus corpos a comunidade, cultura e direitos enquanto cidadãos que são indivíduos mas também coletivos.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

12/03 - 19h

(sexta)

Arassari Pataxó (BA)

Liderança do Povo Pataxó. Barra Velha, sua aldeia se encontra no Parque Nacional do Monte Pascoal no extremo Sul da Bahia. Atualmente cursa Direito na Estácio (RJ).

Tereza Arapium (PA)

Tereza Arapium é mulher indígena, mãe, artesã, guia de turismo e ativista ambiental. Nasceu na aldeia Andirá, no Baixo Tapajós, Amazônia. Teve sua infância e juventude marcadas pela vida coletiva na floresta e pelos saberes ancestrais. Adolescente, foi morar em Santarém, cidade mais próxima da aldeia, para estudar. Depois mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade que a acolheu de braços abertos onde estudou e exerceu a sua profissão (Turismo). Mesmo passando grande parte da sua vida no Rio, sua origem e a vivência na floresta a influenciaram em toda a trajetória pessoal e profissional, caminho que acabou culminando na militância pelo meio ambiente e causas indígenas. Sua liderança e poder de articulação foram decisivos para que ocupasse a posição de cacica de sua aldeia, cargo que exerce em dupla jornada entre o Pará e Rio de Janeiro.

Idjahure Kadiwel

Idjahure Kadiwel é poeta e antropólogo, sendo atuante também como editor, tradutor, intérprete e roteirista. Nascido no Rio de Janeiro, é pertencente aos povos Terena e Kadiwéu, do Pantanal sul-mato-grossense. É graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2017) e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2020). Seus trabalhos e pesquisas enfocam as etnomídias e as artes indígenas. Desde 2016 é correspondente da Rádio Yandê. É coeditor da coleção Tembetá (Azougue Editorial 2017-2019), editor do catálogo bilíngue da exposição Véxoa: Nós sabemos (Pinacoteca de São Paulo 2021) e pesquisador do programa de residência MAM | Capacete 2020.