eventos
PROTAGONISTAS NA PEDAGOGIA DA MÃE TERRA
com Yakuy Tupinambá (BA), Juma Xipaya (PA), Avelin Buniacá Kambiwá (MG), Daiara Tukano (DF) e mediação de Renata Tupinambá
Mulheres originárias de realidades diversas abordam a temática do protagonismo na defesa de suas culturas, vidas, territórios e relação com a terra em uma pedagogia ancestral. Elas trazem para o debate os efeitos da violência estrutural sistêmica, a busca pela superação, a cura dos traumas históricos durante os processos pessoais e coletivos que enfrentam diariamente enquanto mulheres indígenas e fazem parte da vivência que compartilham.
sexta
05 | Março
19h
sábado
06 | Março
DECOLONIZAÇÃO DO CORPO, ARTE E MODA
com Dayana Molina (RJ), Sallisa Rosa (GO) e mediação de Idjahure Kadiwel
A arte de mulheres no cenário urbano ou rural em foco como ferramenta para decolonização dos corpos carregados de roupagens que não os pertencem. Libertar identidades e criar novas visões por meio da moda, fotografia e artes visuais é a ousadia desafiante para ocupar espaços restritos de invisibilidade para pessoas indígenas.
19h
domingo
07 | Março
Cinematografia indígena feminina
com Olinda Muniz Tupinambá (BA), Graciela Guarani (MS), Lian Gaia (RJ) e mediação de Renata Tupinambá
Olhares e lentes vivas no processo audiovisual e de atuação na expressão de narrativas femininas durante a criação de obras artísticas e culturais de diretoras, roteiristas ou atrizes. Histórias silenciadas ou que apenas podem ser contadas por elas.
19h
quinta
11 | Março
Uma conversa sobre arte
com Uýra Sodoma (AM), Juão Nÿn (SP) e mediação de Renata Tupinambá
A desconstrução de padrões impostos pela colonialidade na busca de expor a verdade na arte que vai além de gêneros mas encontra na manifestação do feminino potência de criação ilimitada que nem racismo ou preconceito impedem de bater suas asas criativas, ressuscitando o narrar originário que representam emoções de identidades indígenas em movimento pela defesa de sua existência plural.
19h
quinta
sexta
12 | Março
Territórios e direitos originários
com Arassari Pataxó (BA), Tereza Arapium (PA) e mediação de Idjahure Kadiwel
A luta pelo respeito do território ancestral e da diáspora indígena em contexto urbano. Ser indígena carregando em seus corpos a comunidade, a cultura e os direitos enquanto cidadãos que são indivíduos mas também coletivos.
sexta
19h
19h
Música contemporânea e etnotransmídia nas redes
com Katu Mirim (SP), Kaê Guajajara (MA) mediação de Renata Tupinambá
A música produzida por indígenas como instrumento de resistência, empoderamento, combate ao racismo e quebra de estereótipos sobre as culturas indígenas. Cantoras e comunicadoras formadoras de opinião no ativismo etnodigital das redes sociais fazem de suas canções, em gêneros como rap e outros, visibilidade para demandas políticas, históricas, educacionais e de representatividade étnica.
sábado
13 | Março
Apresentações musicais
14|Março
domingo
Música de artistas indígenas na amplificação das vozes femininas.