eventos

PROTAGONISTAS NA PEDAGOGIA DA MÃE TERRA

com Yakuy Tupinambá (BA), Juma Xipaya (PA), Avelin Buniacá Kambiwá (MG), Daiara Tukano (DF) e mediação de Renata Tupinambá

Mulheres originárias de realidades diversas abordam a temática do protagonismo na defesa de suas culturas, vidas, territórios e relação com a terra em uma pedagogia ancestral. Elas trazem para o debate os efeitos da violência estrutural sistêmica, a busca pela superação, a cura dos traumas históricos durante os processos pessoais e coletivos que enfrentam diariamente enquanto mulheres indígenas e fazem parte da vivência que compartilham.

sexta

05 | Março

19h

sábado

06 | Março

DECOLONIZAÇÃO DO CORPO, ARTE E MODA 

com Dayana Molina (RJ), Sallisa Rosa (GO) e mediação de Idjahure Kadiwel

A arte de mulheres no cenário urbano ou rural em foco como ferramenta para decolonização dos corpos carregados de roupagens que não os pertencem. Libertar identidades e criar novas visões por meio da moda, fotografia e artes visuais é a ousadia desafiante para ocupar espaços restritos de invisibilidade para pessoas indígenas.

19h

domingo

07 | Março

Cinematografia indígena feminina

com Olinda Muniz Tupinambá (BA), Graciela Guarani (MS), Lian Gaia (RJ) e mediação de Renata Tupinambá

Olhares e lentes vivas no processo audiovisual e de atuação na expressão de narrativas femininas durante a criação de obras artísticas e culturais de diretoras, roteiristas ou atrizes. Histórias silenciadas ou que apenas podem ser contadas por elas.

19h

quinta

11 | Março

Uma conversa sobre arte

com Uýra Sodoma (AM), Juão Nÿn (SP) e mediação de Renata Tupinambá

A desconstrução de padrões impostos pela colonialidade na busca de expor a verdade na arte que vai além de gêneros mas encontra na manifestação do feminino potência de criação ilimitada que nem racismo ou preconceito impedem de bater suas asas criativas, ressuscitando o narrar originário que representam emoções de identidades indígenas em movimento pela defesa de sua existência plural.

19h

quinta

sexta

12 | Março

Territórios e direitos originários

com Arassari Pataxó (BA), Tereza Arapium (PA) e mediação de Idjahure Kadiwel

A luta pelo respeito do território ancestral e da diáspora indígena em contexto urbano. Ser indígena carregando em seus corpos a comunidade, a cultura e os direitos enquanto cidadãos que são indivíduos mas também coletivos.

sexta

19h

19h

Música contemporânea e etnotransmídia nas redes

com Katu Mirim (SP), Kaê Guajajara (MA) mediação de Renata Tupinambá

A música produzida por indígenas como instrumento de resistência, empoderamento, combate ao racismo e quebra de estereótipos sobre as culturas indígenas. Cantoras e comunicadoras formadoras de opinião no ativismo etnodigital das redes sociais fazem de suas canções, em gêneros como rap e outros, visibilidade para demandas políticas, históricas, educacionais e de representatividade étnica.

sábado

13 | Março

Apresentações musicais

14|Março

domingo

Música de artistas indígenas na amplificação das vozes femininas.

16h - DJ Renata Tupinambá
17h - Kaê Guajajara
18h30 - Katu Mirim